Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dream Teens Aventura Social

O Dream Teens é uma rede de 106 jovens líderes (entre os 11 e os 19 anos), que juntamente com a equipa de apoio formada por especialistas, constitui uma rede a nível nacional.

Cancro nas mulheres

z.jpg

 

Hoje em dia o ser humano mudou muito, comparativamente com há uns anos atrás.

Estamos em mudança e isso é uma constante.

As novas tecnologias, a “febre” dos ginásios, os novos hábitos alimentares, menos sedentarização…

São inúmeras as atividades, programas, estudos para combater os “maus” e “velhos” hábitos.

Mas será que estamos a preocupar demasiado com umas coisas e outras se acabam por esquecer?

Dois estudos da American Cancer Societv (ACS) vieram a comprovar, num congresso em Paris, que o número de mortes nas mulheres provocadas por cancro está a crescer e tem tendência a aumentar.

Estima-se que até 2030, 5,5 milhões de mulheres, a uma escala mundial, perderão a vida devido ao cancro.

Se formos a pensar em números, é quase metade da população portuguesa… “Os cancros associados aos países desenvolvidos estão a tornar-se mais comuns.” (estudo ACS).

Será que não estamos a tomar a devida atenção á sociedade e ao desenvolvimento da mesma, ao seu comportamento.

Será que não estamos a investir SERIAMENTE em estudos e investigações nesta área?

Sem saúde não há emprego, não há poder de compra, a economia do país sofre significativamente.

Esta é uma perspetiva, não vista por muitos.

O tipo de cancro mais conhecido é o cancro da mama e este deverá ser o mais fatal nos próximos 15 anos, mas acrescem o cancro do colo do útero, intestinos, pulmão. Estes são os que provocam mais mortes a nível mundial.

“Para os que enfrentam a doença agora, é preciso investir em tratamentos eficientes e em cuidados paliativos.Além disso, a vigilância e a investigação para a prevenção e tratamento continuam a ser indispensáveis” afirma a (ACS).

Em suma, sociedade mundial evolui, mas como disse no inicio estamos em contante mudança e é preciso sempre mais e mais e mais, porque assim nós exigimos para crescermos enquanto individuos, população, enquanto sociedade.

Há que estar alerta para combater as preocupações futuras.

Combater o cancro não é fácil e os números comprovam no bem, mas podemos evitá-lo e evitar inúmeras mortes. Basta atuar…

 

Dreamer, Carolina Gonçalves

Contatos

Email: dreamteensaventurasocial@gmail.com Tel: 214 149 152

Quer saber mais sobre o DREAM TEENS?

Com início em março de 2014, o Dream Teens (DT) faz parte do projeto Aventura Social, sob a coordenação da Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos (Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa), em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e a Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde. O Dream Teens é uma rede de 106 jovens líderes (entre os 11 e os 19 anos), que juntamente com a equipa de apoio formada por especialistas, constitui uma rede a nível nacional. O objetivo desta rede é estimular nestes jovens o sentimento de responsabilidade, liderança, empreendedorismo e autonomia, para que possam transformar os seus sonhos e ideias em projetos concretos. No Dream Teens os jovens líderes tem mais voz, e estas vozes motivam mais e mais jovens portugueses principalmente através de ações que estimulam a participação social e cívica.

Arquivo DT