Melhores Transportes Públicos Para Mais Portugueses
Uma forte aposta nos transportes públicos beneficia o país em vários aspetos: é uma boa fonte de receitas, cria empregos, diminui o transito, é prático e barato para os passageiros, e é ecológico. É útil para quem estuda, para ir ao emprego, para fazer turismo, entre outros usos. Contudo, especialmente longe dos grandes centros urbanos, existe uma insuficiente oferta de transportes públicos, e aquela que existe é de baixa qualidade.
Conheço quem não vai de transportes públicos pelo tempo que estes demoram a chegar ao destino. Por exemplo: Uma viagem de comboio de Caldas da Rainha até Coimbra-B dura quase duas horas, enquanto a mesma viagem feita de automóvel na autoestrada dura aproximadamente uma hora e um quarto. O problema está na falta de melhoramentos na Linha do Oeste, que irá ser eletrificada mas apenas até Caldas da Rainha, sendo que não está previsto algum investimento mais a norte da linha. Noutra linha, uma viagem de Lisboa (Oriente) até Coimbra-B dura 1h34, segundo o site da CP, porque o comboio que passa por essa linha é um Alfa Pendular, que não é usado na Linha do Oeste.
Também conheço quem não utiliza transportes públicos por existir uma insuficiente oferta de horários. Utilizo transportes públicos quando consigo, mas existem dias em que tenho testes que acabam às 20h e, a essa hora, não existem transportes públicos em Leiria que levem até onde vivo. Nesta situação, pernoito em Leiria ou vou de transporte próprio para casa, porque não tenho alternativa.
Relativamente aos estudantes, apoio o alargamento do passe 4_18 e do passe sub23 a mais alunos. Estes passes são uma mais-valia para muitos estudantes, especialmente aqueles que vivem afastados do estabelecimento de ensino, e iria provocar menos transito junto às escolas e assim melhorar o acesso às instituições.
O melhoramento dos transportes públicos é importante para o desenvolvimento de Portugal. O que disse não é representativo para todo o país, mas a verdade é que, quanto mais longe um sitio fica das grandes cidades, pior é a oferta de transportes. É impossível dar acesso a todos os locais, em todos os transportes, a toda a hora, mas é possível melhorar a situação atual, ao pelo menos aumentar o número de horários, colocar comboios mais rápidos, e alargar a quantidade de destinos. É preciso proporcionar transportes públicos de maior qualidade para mais portugueses.
-Manuel Magalhães
(Fonte da Imagem: http://www.sulinformacao.pt/wp-content/uploads/2014/07/comboio.jpg)