Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dream Teens Aventura Social

O Dream Teens é uma rede de 106 jovens líderes (entre os 11 e os 19 anos), que juntamente com a equipa de apoio formada por especialistas, constitui uma rede a nível nacional.

Notícias Falsas

noticias.jpg

 

 

  A internet é a maior fonte de informação do mundo. Em poucos segundos posso pesquisar sobre quase qualquer assunto e estar a par com o que se passa em Portugal e no resto do mundo. Qualquer pessoa pode colocar conteúdos na internet, contribuindo para o seu crescimento — contudo, por muito que considere esta característica importantíssima para uma internet livre e de qualidade, tal representa uma espada de dois gumes. Por um lado, esta liberdade torna a internet diversificada e com muita informação útil, mas por outro lado a mesma pode ser utilizada para fins incorretos e até mesmo maliciosos, geralmente com propósitos políticos ou lucrativos.

  A atual polémica das notícias falsas representa como a internet pode facilmente ser utilizada para manipular grandes grupos de pessoas, com a agravante das redes sociais serem frequentemente utilizadas para amplificar essas notícias. Testemunhei jovens que piamente acreditaram em notícias falsas, sem primeiro pesquisar por outras fontes e sem primeiro verificar o tipo de site em que estavam.

  Deve-se denunciar essas notícias e as respetivas contas quando as mesmas aparecem nas redes sociais, alertando os outros utilizadores e recorrendo à funcionalidade de denuncia que cada plataforma oferece. Para além disso, acho importante aprender como detetar a falsidade dessas notícias. O ónus deve estar nas redes sociais para remover conteúdo, mas dada a dimensão das mesmas, que aumenta de dia para dia, é impossível detetar todos os casos. A utilização de algoritmos para a remoção de notícias falsas, embora útil, não é o suficiente e estes algoritmos são, por vezes, erráticos. Por isso, é importante informar como detetar notícias falsas, porque quanto menos pessoas acreditarem, menos motivação os escritores das mesmas terão de prosseguir com a sua tarefa, o que resultará em menos conteúdo falso. Através da divulgação de técnicas para a deteção de notícias falsas nos meios de comunicação social e nas escolas é possível impedir a subversão da nossa democracia e mitigar o efeito deste aspeto negativo da internet.

 

-Manuel Falcão de Magalhães

 

(Fonte da imagem: http://omicrono.elespanol.com/wp-content/uploads/2017/02/noticias.jpg)

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Contatos

Email: dreamteensaventurasocial@gmail.com Tel: 214 149 152

Quer saber mais sobre o DREAM TEENS?

Com início em março de 2014, o Dream Teens (DT) faz parte do projeto Aventura Social, sob a coordenação da Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos (Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa), em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e a Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde. O Dream Teens é uma rede de 106 jovens líderes (entre os 11 e os 19 anos), que juntamente com a equipa de apoio formada por especialistas, constitui uma rede a nível nacional. O objetivo desta rede é estimular nestes jovens o sentimento de responsabilidade, liderança, empreendedorismo e autonomia, para que possam transformar os seus sonhos e ideias em projetos concretos. No Dream Teens os jovens líderes tem mais voz, e estas vozes motivam mais e mais jovens portugueses principalmente através de ações que estimulam a participação social e cívica.

Arquivo DT